Henri Cartier-Bresson e Annie Leibovitz

    
    A proposta desta vez é pesquisar sobre a fotografia e a composição desses dois artistas, Henri Cartier-Bresson e Annie Leibovitz, e escolher duas fotos de cada fotógrafo. Trabalho em grupo.

Henri Cartier-Bresson

Nasceu em Paris, 1908, e já queria ser artista desde pequeno. Em uma viagem à África, começou a tomar gosto pela fotografia, tendo sido muito inspirado pela fotografia em particular abaixo, de Martin Munkacsi. Como Fotógrafo Jornalístico, conseguiu capturar importantes momentos do mundo. 

Três meninos no lago Tanganyika, Libéria, 1930. Martin Munkacsi.

    Seu modo de fotografar se encaixa no estilo de um caçador: suas fotos parecem ser totalmente fugazes e golpes da sorte, mas, se olharmos mais atentamente, veremos uma precisão geométrica e posicionamento da câmera perfeitamente colocados. Fotógrafos como Henri costumam achar um local perfeito para uma foto, com a composição estética certa, e esperar o "instante decisivo" acontecer, ou seja, alguém aparecer para acabar de compor a foto, espontaneamente. Seu estilo de fotografia muda ao longo dos anos, mas Henri sempre fotografa pessoas e é muito perfeccionista em relação à geometria e a composição das suas fotos. Outro aspecto de sua fotografia é o uso de preto e branco e a ausência de pós produção.

    Estas foram as fotos escolhidas pelo grupo.

                  
Henri Cartier-Bresson, Ahmadabad, Índia, 1966.


    Aqui, percebe-se a composição geométrica e a complementação dos elementos da foto entre si, com a utilização da sombra.

                         

Henri Cartier-Bresson, Sevilha, Espanha, 1933.

    Novamente, a presença de meninos, aparentemente dispostos aleatoriamente, mas sempre com a precisão geométrica dos outros elementos da foto, como a parede quebrada no primeiro plano que abre um portal para o que está atrás em segundo plano.

"Fotografar é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração", Henri Cartier-Bresson.


Annie Leibovitz

    Annie Leibovitz nasceu em Waterbury, Connecticut, EUA, no ano de 1949. Começou a se interessar pela fotografia quando viajou para Filipinas a visita da família. Em 1970, foi contratada pela revista Rolling Stones e com pouco tempo se tornou chefe de fotografia. Ajudou a definir o estilo da revista com suas fotografias. 
    Ao longo de sua carreira, fotografou vários famosos em momentos importantes. Sua fotografia se caracteriza por sempre retratar pessoas, e Annie pode ser considerada uma fotógrafa muito perfeccionista, assim como Bresson. As composições de suas fotos sempre são muito bem estudadas, roteirizadas e dirigidas, com uma mistura marcante de luzes artificiais e naturais. Além disso, apesar de trabalhar com posições bem ensaidadas, suas fotografias possuem caráter intimista. Em uma de suas falas, Annie diz que precisa de dois dias para realizar o processo do ensaio, conhecer o cliente, a locação e realizar os cliques.
    
    Estas foram as fotos escolhidas pelo grupo.
 
                                        
Angelina Jolie para campanha da marca Louis Vuitton.
  
   Nessa foto, pode-se perceber a simetria e o extremo cuidado com todos os detalhes do cenário, para que encaixem junto com a modelo. Sua pose, apesar de ser bem confortável, é evidentemente bem dirigida e planejada. Além disso, a foto é editada, as cores foram corrigidas, tudo para criar um cenário mágico, característica de muitas fotos da Annie. Nas imagens abaixo, as linhas geométricas e o enquadramento da foto estão desenhadas para melhor entendimento dos detalhes da fotografia.


Atriz Cate Blanchett andando de bicicleta, 2004, Annie Leibovitz

    Esta foto aparentemente não se encaixa com o estilo de Annie, descrito anteriormente, mas certamente a sua composição também foi bem pensada. Apesar da atriz estar em um momento de diversão, ela ainda olha para a câmera e posa para a foto, além da bem provável preparação pré-ensaio de cabelo, maquiagem e roupas da modelo e do local de foto que aconteceu.







Comentários